Processo



1. Levantamento de dados a partir de contas de luz. Os alunos devem levar para a aula a última conta de energia de sua residência. Em sala de aula será realizada a leitura das contas, destacando os campos que apresentam o consumo em kWh (quilowatt-hora) e o valor do kWh.

2. Os alunos são divididos em grupos de quatro ou cinco e montam tabelas indicando o número de pessoas que moram em cada residência, com uma estimativa do tempo médio de uso de aparelhos de alto consumo (chuveiros elétricos, ferro elétrico, ventilador, etc) e o consumo total de eletricidade.

3.     Calcular a média aritmética do consumo de energia.

4.     Utilizar uma planilha de cálculo (Calc do BrOffice) para inserir os dados (quantidade de pessoas, consumo de energia, tempo de uso dos aparelhos elétricos, aparelhos elétricos) com essas informações construir gráficos de consumo de energia em função do número de moradores e gráficos de consumo de energia em função do tempo de uso dos aparelhos elétricos.

4. Realização de pesquisa bibliográfica sobre dados de consumo de energia elétrica no país e, se possível, no mundo e comparar com o consumo na região estudada. Durante a aula pode-se levantar questões sobre a relação entre o uso de energia e a distribuição/consumo de eletricidade no país e no mundo, tais como a relação entre o uso de energia e a distribuição de renda; o uso de energias alternativas e o desenvolvimento sustentável; o direito ao uso da energia elétrica e as pessoas que ainda não têm acesso a ela; e o impacto ambiental das construções das hidroelétricas.

5.     Utilizar o Impress do BrOffice para apresentar seus dados aos demais colegas da turma.

Física Conectada